XXVIII JORNADAS LUSO-ESPANHOLAS DE GESTÃO CIENTÍFICA

Interioridade e Competitividade: 

Desafios Globais da Gestão

GUARDA, PORTUGAL 2018

7 A 10 DE FEVEREIRO

Normas

O envio dos artigos deve ser feito on-line de acordo com as seguintes normas:

  • Um autor não poderá subscrever mais de três trabalhos, só podendo figurar como primeiro autor em um trabalho.
  • Os artigos deverão ser enviados on-line, através do site das Jornadas, respeitando escrupulosamente as regras de formatação e o estilo de referenciação, apenas em formato Pdf e sem identificação dos autores.
  • A receção dos trabalhos será confirmada. Os autores não devem considerar que o trabalho foi aceite até receberem a correspondente confirmação.
  • A não obediência às regras de formatação e de referenciação dará origem à não aceitação dos trabalhos.

[accordion]

[accordion-item title=”Formatação”]

  • O texto deverá ser submetido em formato Pdf no sistema Easy Chair, sem identificação de autores, e posteriormente, após aceitação dos trabalhos será solicitado em formato Microsoft Word 2010 ou anterior.
  • O texto deverá ser escrito em formato A4 com espaço simples e justificado. Margens de 2,5 cm dos três lados (direito, superior e inferior) e 3,0 cm do lado esquerdo.
  • Os artigos não poderão exceder 80.000 carateres ou 18 páginas, incluindo gráficos, tabelas e bibliografia. Poderão ser apresentados em português, espanhol ou inglês. As referências bibliográficas deverão figurar no final do texto. O primeiro parágrafo deverá reservar-se para o nome da área científica, na qual os autores propõem que seja incluída a comunicação, em maiúsculas, letra Times New Roman 10, normal e justificado à esquerda.
  • Depois de inserir um espaço (uma linha em branco), o segundo parágrafo deverá incluir o título da comunicação, em maiúsculas, letra Times New Roman, 12, negrito e justificado à esquerda.
  • Depois de inserir um espaço (uma linha em branco), deve iniciar-se o terceiro parágrafo com o nome completo do(s) autor(es), seguido do correio eletrónico e instituição a que pertencem, letra Times New Roman, 11, normal e justificada à direita. Quando houver mais de um autor, os restantes deverão figurar em linhas diferentes.
  • Depois de duas linhas em branco, iniciar-se-á o quarto parágrafo com a palavra “RESUMO” em maiúsculas, letra Times New Roman, 11, normal e justificado à esquerda. Na linha seguinte começará o texto do resumo, letra Times New Roman, 11, normal e justificado.
  • O resumo poderá apresentar-se em português ou espanhol, sempre com tradução em inglês – ABSTRACT – ou somente em inglês. O resumo não deverá ultrapassar 150 palavras.
  • O quinto parágrafo deverá iniciar-se com a expressão “PALAVRAS-CHAVE”, devendo mencionar-se as palavras-chave com letra Times New Roman, 11, normal, justificada à esquerda e separadas por virgulas. Deverão indicar-se, no máximo, cinco palavras-chave. As palavras-chave poderão apresentar-se em português ou em espanhol, sempre com tradução em inglês – KEY WORDS – ou somente em inglês.
  • Depois das palavras-chave será inserida uma linha.
  • Após duas linhas em branco, colocar-se-á a primeira epígrafe e seguidamente o texto, que deverá ser redigido com letra Times New Roman, 10, normal, sem tabulações, justificado, separando-se os parágrafos com uma linha em branco.
  • Os títulos e subtítulos do texto deverão ser identificados com numeração árabe (1,2,3…), em maiúsculas, Times New Roman, 10, negrito, justificados, precedidos por duas linhas em branco e seguidos de uma linha em branco.
  • As notas de pé de página figurarão no final da página com letra Times New Roman, 8, normal e justificado.
  • Os gráficos ou figuras deverão estar a preto e branco e ser inseridos no texto. Preferencialmente deverão fazer-se com aplicações do Microsoft Office, ou de forma alternativa, serem inseridos como imagens.

[/accordion-item]

[accordion-item title=”Bibliografia”]

  • Cada obra mencionada deverá ser indicada no texto através do sobrenome ou sobrenomes do autor, seguido do ano entre parêntesis. Exemplo: Silva (2004).
  • As regras de citações bibliográficas e referências bibliográficas a seguir serão as da APA.
  • A referência completa deverá colocar-se na bibliografia e não na nota de pé de página.
  • A bibliografia será apresentada em Times New Roman, 8, normal, por ordem alfabética.
  • Referências bibliográficas (NORMAS APA)
    • Exemplo de livro:
      • Aumont, J. & Marie, M. (2003). Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo: Papirus.
      • Xavier, I. (1984). O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
    • Exemplo de capítulo de livro:
      • MacDougall, D. (2003). Beyond observational cinema. In P. Hockings (ed.), Principles of Visual Anthropology (115-132), 3rd Ed. Berlin, New York: Mouton de Gruyter.
    • Exemplo de artigos publicados em revistas:
      • Leroi-Gourhan, A. (1948). Cinema  et sciences humaines. Le film ethnologique existe-t-il. Revue de Géographie Humaine et d’Ethnologie, 1( 3) 42-50.
    • Exemplo de Monografias, dissertações e teses:
      • Fitera, J. M. (2004). Los documentales de contenido religioso. Estudio de las series transmitidas por la RAI en torno al cambio de milénio (1998-2000). Navarra: Tese de Doutorado, Universidad de Navarra.
    • Exemplo de artigo de jornal:
      • Pereira, J.P. (2001). A nova política para o audiovisual. Jornal do Commercio, 22, p. 3.
    • Exemplo de periódicos na Internet:
      • Bedregal, X. (s/data). Entrevista con Carmen Castillo: La dictadura, gran máquina del olvido, convirtió a Chile en país de la amnesia general. Disponível em: http://jornada.unam.mx/1999/04/05/carmen-castillo.htm

[/accordion-item]

[accordion-item title=”Submissão”]

  • Um autor não pode assinar mais de três trabalhos e pode aparecer apenas uma vez como primeiro autor.
  • Um autor não pode apresentar mais do que duas comunicações.
  • Os trabalhos submetidos podem ser resultado de dissertações de mestrado ou doutoramento.
  • Cada comunicação só pode ser submetida a uma área científica.
  • Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, não tendo sido publicados sob qualquer forma impressa ou eletrónica, devendo permanecer assim até ao término do evento.
  • Somente serão aceites trabalhos com redação e ortografia adequadas, pois a versão enviada será definitiva.
  • No ato da submissão dos trabalhos, a inclusão de todos os autores deve ser feita com seu nome por extenso no momento do upload. Não é aceite a inclusão de autores após a submissão.
  • Na submissão on-line será solicitado um ficheiro em formato PDF. O ficheiro em formato Word deve conter o artigo completo, sendo solicitado apenas após aceitação dos trabalhos. O ficheiro em formato PDF não deve conter a identificação dos autores.
  • Os trabalhos enviado em formato PDF não podem, sob hipótese alguma, possuir identificação; aqueles cuja autoria seja identificada serão excluídos do evento. Por essa razão, certifique-se de que o seu trabalho não contém identificação explícita nem identificação oculta, nomeadamente nas propriedades do ficheiro.
  • A aceitação definitiva das comunicações não acontecerá até que os autores tenham efetuado o pagamento da inscrição e enviada uma cópia do comprovativo do pagamento.

[/accordion-item]

[accordion-item title=”Apresentação”]

A exposição das Comunicações aceites pela Comissão Científica, será efetuada em sessões temáticas, tendo a duração máxima de 12 minutos por comunicação.

[/accordion-item]

[/accordion]

Calendário

Maio 2018
S T Q Q S S D
« Jul    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031